terça-feira, 31 de maio de 2011

Fim da Guerra às Drogas -- restam 72 horas!

Isso é grande - a 72 horas do encontro com o Secretário Geral da ONU, nós estamos chegando perto de meio milhão de vozes! Assine abaixo e conte a todos!!

Caros amigos,


Em 72 horas, um grupo de poderosos líderes mundiais irá pedir à ONU que acabe a guerra contra as drogas e se mova em direção à legalização. Mas os políticos dizem que a sociedade não irá apoiar políticas alternativas com relação às drogas. Vamos apoiar massivamente esta oportunidade única e agir urgentemente. Assine abaixo, e conte a todos:
Em 72 horas nós podemos ver o começo do fim da 'guerra às drogas'. O tráfico ilegal de drogas é a maior ameaça à segurança da nossa região, mas essa guerra brutal falhou completamente em conter a praga da drogadição, ao custo de inúmeras vidas, da devastação de nossas comunidades e do afunilamento de trilhões de dólares em violentas redes de crime organizado.

Todos os especialistas concordam que a política mais sensata é a regulamentação, mas os políticos têm medo de tocar nesse assunto. Em 72 horas, uma comissão global incluindo antigos chefes de estado e figuras eminentes da política externa das Nações Unidas, União Europeia, Estados Unidos, Brasil, México e mais quebrarão o tabu e irão pedir publicamente novas abordagens, inclusive a descriminalização e regulamentação de drogas.

Este pode ser um momento único -- se um número suficiente de nós pedir um fim a essa loucura. Políticos dizem que entendem que a guerra às drogas falhou, mas alegam que a sociedade não está pronta para uma alternativa. Vamos mostrar a eles que não apenas aceitamos uma política sã e humana -- nós a exigimos. Clique abaixo para assinar a petição e partilhe com todo mundo -- quando nós alcançarmos meio milhão de vozes, ela será entregue pessoalmente aos líderes mundiais pela comissão global:

http://www.avaaz.org/po/end_the_war_on_drugs_la/?vl

Nos últimos 50 anos as políticas atuais de combate às drogas falharam em toda a América Latina, mas o debate público está estagnado no lodo do medo, da corrupção e da falta de informação. Todos, até o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, que é responsável por reforçar essa abordagem, concordam -- organizar militares e polícia para queimar plantações de drogas em fazendas, caçar traficantes, e aprisionar pequenos traficantes e usuários – tem sido completamente improdutivo. E ao custo de muitas vidas humanas - do Brasil ao México, e aos Estados Unidos, o negócio ilegal de drogas está destruindo nossos países, enquanto a drogadição, as mortes por overdose e as contaminações por HIV/AIDS continuam a subir.

Enquanto isso, países com uma política menos severa -- como Suíça, Portugal, Holanda e Austrália -- não assistiram à explosão no uso de drogas que os proponentes da guerra às drogas predisseram. Ao invés disso, eles assistiram à redução significativa em crimes relacionados a drogas, drogadições e mortes, e são capazes de focar de modo direto na destruição de impérios criminosos.

Lobbies poderosos impedem o caminho da mudança, inclusive militares, polícias e departamentos prisionais cujos orçamentos estão em jogo. E políticos de toda nossa região temem ser abandonados por seus eleitores se apoiarem abordagens alternativas. Mas pesquisas de opinião mostram que cidadãos de todo o mundo sabem que a abordagem atual é uma catástrofe. E liderados pelo presidente Cardozo, muitos Ministros e Chefes de Estado manifestaram-se pela reforma depois de deixar seus cargos. O momento está finalmente chegando de discutir novas políticas na América Latina, Estados Unidos e outras partes do mundo que estão devastadas por essa política desastrosa.

Se pudermos criar uma manifestação global nas próximas 72 horas para apoiar os pedidos corajosos da Comissão Global de Política sobre Drogas, nós poderemos superar as desculpas estagnadas para o status quo. Em nossas vozes está a chave da mudança -- assine a petição e divulgue:

http://www.avaaz.org/po/end_the_war_on_drugs_la/?vl

Nós temos uma chance de entrar no capítulo final dessa 'guerra' violenta que está destruindo milhões de vidas. A opinião pública irá determinar se essa política catastrófica será finalizada ou se políticos continuarão a nos usar como desculpa para evitar a reforma. Vamos nos unir com urgência para empurrar nossos líderes para fora da dúvida e do medo, para cruzar a fronteira e entrar no domínio da razão.

Com esperança e determinação,

Luis, Alice, Laura, Ricken, Maria Paz e toda a equipe Avaaz

FONTES:

Drogas e Democracia: Rumo a uma mudança de Paradigma, Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia
http://www.drogasedemocracia.org/Arquivos/livro_port_03.pdf

Avaliação da Política sobre Drogas dos Estados Unidos
http://www.drogasedemocracia.org/Arquivos/peter_reuter_portugues.pdf

Drogas. Alternativas à "guerra"
http://www.idpc.net/pt-br/publications/drogas-alternativas-a-guerra

“Guerra às drogas mostrou-se ineficiente”, afirma presidente da Fiocruz
http://www.planetaosasco.com/oeste/index.php?/2011051613610/Nosso-pais/guerra-as-drogas-mostrou-se-ineficiente-afirma-presidente-da-fiocruz.html

Inovações Lesislativas em Políticas sobre Drogas
http://comunidadesegura.com.br/pt-br/node/47715

Os maiores massacres promovidos pelo narcotráfico no México
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/05/20/os-maiores-massacres-promovidos-pelo-narcotrafico-no-mexico-924507620.asp

Drogas arrastam mulheres para o comando do tráfico
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=973987

A insustentável guerra às drogas
http://www.brasildefato.com.br/node/5269

A Comissão Mundial sobre Política de Drogas, que vai pedir à ONU para acabar com a guerra contra as drogas (em Inglês)
http://www.globalcommissionondrugs.org/Documents.aspx

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Aquecimento global e mudanças climáticas são colocados em debate pela CF-2011.


O Biólogo Ambiental Carlos Simas, à convite da Igreja, em São Pedro da Aldeia-Rj, estará neste sábado, 21 de maio, às 9 horas da manhã, como um dos expositores convidados, para falar sobre o tema acima elencado. Antecipadamente, muito obrigado!


cartazcf2011“Contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta”.

Este é o objetivo da Campanha da Fraternidade 2011 (CF), que será aberta, em nível nacional, na Quarta-feira de Cinzas, 9 de março, na sede da CNBB.

Com o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e o lema “A criação geme em dores de parto”, a CF chama a atenção especialmente para as questões do aquecimento global e das mudanças climáticas.

Motivada pela fé

Segundo o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, é a fé que motiva a Igreja a discutir temas como o proposto pela CF-2011. “A fé nos torna específicos numa discussão como essa. A nossa fundamentação é teológica e se baseia no próprio projeto de Deus para com a criação e para com o ser humano”, explica.

Dom Dimas destacou ainda que a ecologia humana é de “suma importância” para as discussões porque trata a vida como um todo e não distingue a vida do planeta da vida dos seres humanos. “A ecologia humana é um tema fundamental trazido pelo papa João Paulo II e, depois, por Bento XVI. De acordo com o papa, o centro do universo está na pessoa humana e, muitas vezes, as políticas públicas não levam em conta esses dois pontos, principalmente as pessoas mais vulneráveis, os mais pobres”.

A partir de março, o debate do tema proposto pela Campanha ganha as paróquias, comunidades e os mais diversos espaços.“A temática é uma preocupação social da Igreja que quer despertar as pessoas para a educação ambiental porque, a partir do nosso dia-a-dia, precisamos diminuir o consumo e tomar algumas medidas que impliquem em menos gasto e mais educação para a vida do nosso planeta”, sublinhou o secretário executivo da CF, padre Luiz Carlos Dias.

De acordo com o secretário, os temas sociais apresentados pelas Campanhas da Fraternidade refletem o papel da Igreja junto à sociedade. “A Igreja toma esses temas como reflexão para servir à sociedade, porque implicam em sofrimento, dores, morte. A Igreja, imbuída da missão de evangelizar, procura levar a luz de Deus àquela situação, para que brote a vida no seio da sociedade”, disse o padre.


Fonte: Retirado na íntegra do Blog da CNBB.



sábado, 14 de maio de 2011

Principais Espécies de Roedores Urbanos/Biologia e Controle.


Ratos, ratazanas e camundongos adaptaram-se muito bem à maneira de viver do homem, tornando- se uma praga de grande relevância. Um casal de ratos na idade de seis à sete meses, já produziu uma média de quarenta novos indivíduos, levando-se em consideração fatores limitantes como alimento disponível e doenças.


A visão do rato é ruim além de ser daltônico, mas em compensação possui os outros sentidos muito desenvolvidos. As perdas econômicas causadas pelos roedores é de grande relevância nas lavouras, na armazenagem de grãos onde a sua ação é devastadora, nas indústrias de transformação de alimento, em locais de confinamento de animais etc. Além de causarem danos, transmitem doenças aos animais e ao homem.


- São responsáveis pela perda de 30% da produção nacional de grãos e 4% da produção mundial.


- A cada 3 dias há registro em hospitais e postos médicos de 1 pessoa com lesões por roedura de ratos.


- O Brasil possui o maior número de espécies e subespécies de roedores na fauna silvestre.


- A Suíça mantém 0,5 rato per capita, os EUA 2, enquanto no Brasil, nos grandes centros urbanos, existem 15 ratos/habitante, sendo a média nacional de 8.


- O rato tem existência paralela à civilização de um povo, na Suíça a média de vida de um rato é de 6 meses, já no Brasil ele vive até 2 anos.

- Se acasalarmos 1 casal de ratos em janeiro, em dezembro teremos 180 mil descendentes e no período de 10 anos serão 48 trilhões.


- 30% dos incêndios em instalações industriais e comerciais de causas não definidas, são atribuídas à roedores.


- Na Idade Média, através da transmissão da Peste Negra (peste bubônica e pneumônica), os ratos aniquilaram 25 a 50% da população européia, dependendo do país atingido.

- Atualmente os ratos e suas pulgas espalham diversos tipos de doenças como : tifo, febre da mordida, leptospirose, hantavírus, triquinose, salmonelose e outras.


- O hantavírus (vírus letal transmitido pelos ratos) pode ser propagado, simplesmente pelo caminhar do indivíduo sobre superfície de poeira, através da inalação desta. A febre hemorrágica é o pior tipo da doença causada pelo vírus, provoca hemorragia pelos poros, olhos e liquefaz os órgãos internos com altíssimo grau de mortalidade.

- Os ratos conseguem sobreviver e dar continuidade à espécie em qualquer ambiente, devido a sua extraordinária adaptabilidade, ex.: um rato da Sibéria, que possui pelagem de 11 cm, quando trazido para o Brasil, em 6 meses já produz descendentes com 1 cm de pelagem.


- Os ratos têm neofobia, fobia pelo novo. Quando entram em contato com objetos ou alimentos recém introduzidos em sua área, enviam os doentes e os idosos do seu grupo para testar o novo produto, depois de algum tempo, se não houver perigo, consomem o produto, por isso nenhum raticida pode ter efeito fulminante, pois seriam facilmente identificados e não consumidos. Ex.: é proibido a utilização de "chumbinho".


- As colônias competem entre si e quando não há oferta de alimento suficiente, comem seus próprios filhotes.

- Residências que possuem cães são atrativas para roedores, pois o cidadão brasileiro não é como o europeu ou americano que remove o restante da ração após ter alimentado seu animal, ficando a mesma a mercê dos ratos.


- O crescimento ininterrupto dos seus dentes incisivos faz com que roam tudo que encontrar, para exercitar sua arcada dentária, atacando: chumbo, diversos metais, alumínio, cobre, madeira, plástico, fios eletrificados, etc.


- Efeito Bumerangue ou Inversão de Efeito é quando não se obtém a diminuição de ratos em uma área, após um trabalho de desratização e sim inverte-se o efeito desejado aumentando a população existente, ex.: uma colônia que tenha 10 ratos adultos, o aparecimento do 11º rato inicia o canibalismo, os recém nascidos são abandonados pelas mães e comidos pelos adultos, as fêmeas diminuem sua freqüência de cio e parem ninhadas reduzidas (as quais são canibalizadas), somente se ocorrer a morte de 1 dos 10 ratos dessa colônia é que a vaga é preenchida por algum filhote, dessa forma a colônia auto regula-se.


Caso o homem intervenha nesse equilíbrio e consiga eliminar 4 indivíduos dessa colônia, as fêmeas gerarão 20 pequenos ratos, que vão se alimentar da porção de comida dos 4 adultos eliminados, haverá competição direta entre esses 20 filhotes que vão disputar a vaga em aberto na colônia, recompondo o número original, onde os 4 mais fortes tentam eliminar os 16 outros jovens mais fracos, porém esses 16 já não são tão desprotegidos, nem tão inábeis e assim salvam suas vidas fugindo do território e vão habitar as áreas contíguas, estabelecendo novas colônias, dessa forma ao invés da colônia anterior de 10 indivíduos, depara-se com 26 ratos.


Os roedores estão classificados como:


REINO: Animal

RAMO: Chordata (VERTEBRADOS)

CLASSE: Mammalia (MAMÍFEROS)

ORDEM: Rodentia (ROEDORES)

SUB ORDEM: Myomorpha

FAMÍLIA: Muridae

ESPÉCIES: Rattus norvegicus, Rattus rattus, Mus musculus



Ratazanas/Rattus norvegicus



Ratazana

Hábitos:


É o mais comum dos roedores urbanos. Tem hábitos noturnos, sedentários e agressivos.



Normalmente vivem em áreas externas das residências. Abrigam-se em tocas(ninheiras ) e galerias que cavam sob as fundações, em depósitos de lixo, nos jardins, à beira de córregos ou valas. A rede de esgotos ou de escoamento pluvial, também serve como abrigo para esses roedores.


No interior das residências abrigam-se entre pisos e paredes, nos espaços mortos de armários, etc.


Biologia:


O corpo é robusto, podendo alcançar 25 cm de comprimento, sendo revestido com pelos de coloração castanho-acinzentada. A cauda é grossa, pouco peluda e mais curta do que o conjunto cabeça e corpo.

O focinho é rombudo, as orelhas são pequenas e dispostas para trás, encostadas à cabeça.

Os pés traseiros são bem desenvolvidos chegando a medir 37 mm.

As fezes são grandes, escuras, cilíndricas e apresentam as extremidades arredondadas.

Vivem um ano em média. Atingem a maturidade sexual entre o segundo e terceiro mês de vida. O período de gestação é de 22 dias, parindo oito a dez filhotes por ninhada, procriando quatro a cinco vezes por ano.

Possuem hábitos semi-aquâticos e são excelentes nadadoras.

Alimentam-se preferencialmente de peixes, carnes e cereais.


Obs: Dificilmente ficam abrigadas em locais com distância superior a 45 m da fonte de alimento.


RATO DE TELHADO ( Rattus rattus )


Hábitos


Abrigam-se acima do nível do solo. Em residências escondem-se no forro e no sótão.

Nas áreas abertas preferem o topo das arvore.

São onívoros, preferem frutas, legumes e cereais. Dificilmente abrigam-se em locais com distância superior a 45 m da fonte de alimento.

Biologia

Conhecidos como ratos de forro, são menores do que as ratazanas, ágeis e possuem o focinho afilado. A cauda é mais longa do que o conjunto cabeça e corpo, possibilitando um melhor equilíbrio. A coloração varia entre o preto e o cinza escuro. As orelhas são grandes e proeminentes. As fezes são fusiformes, medindo cerca de 12 mm. Vivem cerca de 1 ano.

A maturidade sexual é atingida entre o segundo e terceiro mês de vida. O período médio de gestação é de 22 dias, parindo 4 a 8 filhotes por ninhada, com cinco a seis ninhadas por ano.


CAMUNDONGOS( Mus musculus


Hábitos

São onívoros. Tem preferência alimentar por cereais.

Abrigam-se em espaços de paredes, de armários, de móveis, ou até mesmo entre os gêneros armazenados. Dificilmente distanciam-se mais do que 9 metros entre o local de abrigo e a fonte de alimentação.

Geralmente são confundidos com filhotes de ratazanas ou de ratos.


Biologia

É o menor dos roedores domésticos. Tem tamanho aproximado de 18 cm, sendo nove cm de corpo e 9 cm de cauda. Seu peso é aproximadamente de 15 gramas. O corpo é pequeno e delicado, revestido com pelos de coloração acinzentada. As orelhas são proeminentes e os olhos são vivos e salientes. As fezes são pequenas, finas e com pontas afiladas, podendo ser confundidas com as fezes de baratas.

Vivem cerca de um ano e com dois meses ( 68 dias ) já são considerados adultos. O período de gestação é de aproximadamente 19 dias e a ninhada comum varia de quatro a oito filhotes. Procriam sete ou oito vezes por ano.


RECONHECIMENTO DA PRESENÇA DE ROEDORES


Os camundongos apresentam fezes com tamanho de 13 mm de comprimento e possuem as extremidades afiladas. São semelhantes ás fezes das baratas de esgoto. Estas são menores, medem cerca de três mm de comprimento e apresentam estrias longitudinais

Ninheiras são encontradas no solo em forma de galerias.( ratazanas )

Roeduras em obstáculos como portas, cantos inferiores etc.

Trilhas do habitat até fonte de alimentação, deixando manchas de gordura do corpo nas extremidades.

Rastros ou pegadas na superfície de solos úmidos ou de constituição arenosa.

Ratazanas: suas fezes são cilídricas, medem aproximadamente dois cm de comprimento e apresentam a extremidade rombuda.

Os ratos têm fezes com 1,5 cm de comprimento e possuem as extremidades afiladas.

Controle populacional

Higienização do local

Ações mecânicas

Ações químicas

Manejo integrado de roedores que engloba os seguintes processos:

Inspeção prévia para determinar a grandeza do problema.

Higienização da área, com remoção do lixo

Manejo ambiental, exclusão física através de rativedação.

Programa de educação sanitária

Monitoramento

Aplicação de rodenticidas

Avaliação dos resultados

EPI( EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL )/ FUNDAMENTAL:

Chapéu p/ protecão contra raticida pó( couro cabeludo)

Luvas de borracha

Protetor facial p/ o raticida pó

Botas de couro para inspeção local

Máscara para material particulado p/ o raticida pó

Ref. Bibliográfica: série técnica ABCVP 1º edição, setembro 1998- operadores de controle de pragas.

Parte fonte: Site ambientalbrasil















quarta-feira, 11 de maio de 2011

Ler, pelo menos, uma vez por semana! Um abraço.

Mais um texto, que nos foi enviado pela querida amiga Clézia, e que desejo compartilhar com todos vocês. Valeu minha irmã!


Nossa opinião:

"Quando chegar meu derradeiro fim, se tiver conseguido fazer ao menos um ser humano feliz, terá valido a pena minha breve existência."




COMO MANTER-SE JOVEM
cid:part1.00060505.02060405@mct.gov.br
1. Deixe fora os
números que não são essenciais. Isto inclui a idade, o peso e a altura.
Deixe que os médicos se preocupem com isso.


2. Mantenha só os
amigos divertidos. Os depressivos puxam para baixo.
(Lembre-se disto se for um desses depressivos!)


cid:part2.02060606.00020300@mct.gov.br
3. Aprenda
sempre:
Aprenda mais sobre computadores, artes, jardinagem, o que quer que seja. Não deixe que o cérebro se torne preguiçoso.
'Uma mente preguiçosa é oficina do Alemão.' E o nome do Alemão é Alzheimer!


4. Aprecie
mais as pequenas coisas


cid:part3.07090104.00060201@mct.gov.br
5. Ria
muitas vezes, durante muito tempo e alto. Ria até lhe faltar o ar.
E se tiver um amigo que o faça rir, passe muito e muito tempo com ele / ela!


cid:part4.02030003.09050107@mct.gov.br
6. Quando
as lágrimas aparecerem
Aguente, sofra e ultrapasse.
A única pessoa que fica conosco toda a nossa vida somos nós próprios.
VIVA enquanto estiver vivo.


7. Rodeie-se
das coisas que ama:
Quer seja a família, animais, plantas, hobbies, o que quer que seja.
O seu lar é o seu refugio.


cid:part5.08070407.00030003@mct.gov.br
8. Tome
cuidado com a sua saúde:
Se é boa, mantenha-a.

Se é instável, melhore-a.
Se não consegue melhora-la , procure ajuda.


9. Não faça
viagens de culpa. Faça uma viagem ao centro comercial, até a um país diferente,
mas NÃO para onde haja culpa

cid:part6.06030802.02050808@mct.gov.br
10. Diga
às pessoas que ama que as ama a cada oportunidade.

cid:part7.02000007.08020407@mct.gov.br
E, se
não mandar isto a pelo menos quatro pessoas - quem é que se importa?
Serão apenas menos quatro pessoas que deixarão de sorrir ao ver uma mensagem sua.
Mas
se puder pelo menos partilhe com alguém!

cid:part8.02070200.00000008@mct.gov.br

quarta-feira, 4 de maio de 2011

UM DEFEITO NA MULHER.



Lindo texto Clézia, MUITO OBRIGADO, e se me permite, estou publicando-o em nosso Blog: www.biologocarlossimas.blogspot.com, em homenagem às mães, a você, e claro, às mulheres em geral, que são realmente MARAVILHOSAS.



Aproveito a oportunidade antecipada, para no domingo, desejar feliz dia das mães, à minha eterna amada mãe, que já está sob os cuidados de Deus, e para todas as queridas mães do Brasil, a começar pela mãe da minha amiga Clezia, do Espirito Santo.

Que Deus as abençõe sempre, e ricamente!



Quando Deus fez a mulher já estava em seu sexto dia de trabalho fazendo horas extras.

Um anjo apareceu e Lhe disse: "Por quê leva tanto tempo nisto?"

E o Senhor respondeu: "Já viu a minha ficha de especificações para ela?"


Deve ser completamente lavável, mas sem ser de plástico, ter mais de 200 peças móveis e ser capaz de funcionar com uma dieta de qualquer coisa, até sobras, ter um colo que possa acomodar quatro crianças ao mesmo tempo, ter um beijo que possa curar desde um joelho arranhado até um coração partido e fará tudo isto somente com duas mãos."


O anjo se maravilhou com as especificações.

"somente duas mãos....Impossível!"

e este é somente o modelo básico?

É muito trabalho para um dia...Espere até amanhã para terminá-la."


Isso não, protestou o Senhor. Estou tão perto de terminar esta criação que é favorita de Meu próprio coração.

Ela se cura sozinha quando está doente e

pode trabalhar jornadas de 18 horas." O anjo se aproximou mais e tocou a mulher.



"Mas o Senhor a fez tão suave..."

"É suave", disse Deus, mas a fiz também forte. Você não tem idéia do que pode agüentar ou conseguir.

"Será capaz de pensar?" perguntou o anjo.

Deus respondeu:

"Não somente será capaz de pensar mas também que raciocinar e de negociar"


O anjo então notou algo e estendendo a mão tocou a bochecha da mulher.....

"Senhor, parece que este modelo tem um vazamento...

Eu Lhe disse que estava colocando muita coisa nela..."

"Isso não é nenhum vazamento... é uma lágrima" corrigindo-o o Senhor.

" Para que serve a lágrima," perguntou o anjo.


e Deus disse:

"As lágrimas são sua maneira de

expressar seu destino, sua pena, seu desengano, seu

amor, sua solidão, seu sofrimento, e seu orgulho."

Isto impressionou muito ao anjo "O Senhor é um gênio, pensou em tudo. A mulher é

Verdadeiramente maravilhosa"


Sim é!

A mulher tem forças que maravilham aos homens.

Agüentam dificuldades, levam grandes cargas,

Mas têm felicidade, amor e alegria.

Sorriem quando querem gritar.

Cantam quando querem chorar. choram quando

Estão felizes e riem quando estão nervosas.


Lutam pelo que crêem.

Enfrentam à injustiça.

Não aceitam "não" como resposta quando

elas crêem que há uma solução melhor.

Privam-se para que a sua família possa ter.

Vão ao médico com uma amiga que tem medo de ir.

Amam incondicionalmente.


Choram quando seus filhos triunfam e se alegram

Quando seus amigos ganham prêmios.

Ficam felizes quando ouvem sobre um

Nascimento ou um casamento.


Seu coração se parte quando morre uma amiga.

Sofrem com a perda de um ente querido, entretanto são fortes quando pensam que já não

Há mais forças.

Sabem que um beijo e um abraço

Podem ajudar a curar um coração partido.

Entretanto, há um defeito na mulher:




É que ela se esquece o quanto vale.




Envie esta mensagem à suas amigas, mães, irmãs para lembrá-las o quanto elas são maravilhosas.... também aos homens que você conhece, porque às vezes eles necessitam ser lembrados disto.

Por que os Hospitais Públicos Estão Falidos ?


por Carlos Simas, quarta, 4 de maio de 2011 às 23:04

As pessoas estão morrendo como formigas pulverizadas, nos hospitais públicos brasileiros falidos.

Enquanto isso, a Controladoria Geral da União (CGU), declarou hoje que foram desviados do Ministério da Saúde, nos últimos oito anos, mais de 1.500.000.000,00 (caso alguém tenha dúvida, já que é tanto zero, é isso mesmo: um bilhão e quinhentos milhões) de Reais, desviados por estados e municípios.

Pasmem, pois esses entes podem recorrer até o STF, como recentemente comentamos aqui com Advogados do Futuro.

Pasmem mais ainda, pois o CGU é apenas órgão fiscalizador da União, nada podendo fazer, além disso, e após remeter sua análise ao Tribunal de Contas da União (TCU); esse também, findo o processo que prove o desvio, nada pode fazer para obrigar a devolução ao erário público. Entende agora, porque os hospitais públicos estão, e tendem continuar falidos?

Restam algumas perguntas para quem possui cérebro: para quê existe a Polícia Federal, CGU, TCU, justiça, e mais um emaranhado de órgãos fiscalizadores, pagos com dinheiro público? Para concluir, o governo diz que deseja ressuscitar a famosa CPMF, alegando que não tem dinheiro para a Saúde.

Será que o desejo do governo, é para que o rombo (roubo), por estados e municípios dobre para 3.0000.0000.000,00 (Três Bilhões de reais?).

Estamos de saco cheio de tudo isso com o povo sofrido, e precisamos de reação indignada, urgente!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Por que o Caos das Enchentes nas Cidades Brasileiras?

Para conhecimento.
Justificar

Denise Spiller Pena
Coordenadora de Programa
Consórcio Intermunicipal Lagos São João
Delegatária do Comitê de Bacia Lagos São João
Tel: (22) 2665-0750 / 8841-2360
www.lagossaojoao.org.br

Prezados Colegas

Repasso mensagem que recebi de um colega.

Creio que São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e outras cidades brasileiras precisam de algo semelhante.




Anualmente uns 25 tufões assolam o território japonês.

Desses, dois ou três atingem Tóquio em cheio, com chuvas fortíssimas durante várias horas ou até um dia inteiro.

Mas nem por isso ocorrem enchentes ou alagamentos na cidade.

Por que será? Veja as explicações abaixo.



Subterrâneos de Tóquio

O subsolo de Tóquio alberga uma fantástica infraestrutura cujo aspecto se assemelha ao cenário de um jogo de computador ou a um templo de uma civilização remota.

Cinco poços de 32 m de diâmetro por 65 m de profundidade interligados por 64 Km de túneis formam um colossal sistema de drenagem de águas pluviais destinado a impedir a inundação da cidade durante a época das chuvas.



A dimensão deste complexo subterrâneo desafia toda a imaginação.

É uma obra de engenharia sofisticadíssima realizada em betão, situada 50 m abaixo do solo, fato extraordinário num país constantemente sujeito a abalos sísmicos e onde quase todas as infraestruturas são aéreas.

A sua função é não apenas acumular as águas pluviais como também evacuá-las em direção a um rio, caso seja necessário.

Para isso dispõe de 14.000 HP de turbinas capazes de bombear cerca de 200 t de água por segundo para o exterior.



Nossa opinião:

Precisa-se ainda explicar o porquê do sofrimento e mortes desnecessárias de milhares de pessoas durante as últimas grandes chuvas que provocaram enchentes nas cidades brasileiras, sobretudo no Rio de Janeiro (Petrópolis)?

Fazer deixar de chover ninguém pode, porém pode e cabe ao administrador público, ter responsabilidade e competência para administrar bem. Não é preciso nenhum esforço para ver que falta vergonha na cara dos políticos brasileiros, guardando-se evidentemente as devidas proporções.


Fonte da matéria: Minha amiga Sandra da FUNASA, me repassou essa matéria que teria recebido por e-mail, já encaminhado anteriormente à coordenadora do Consórcio Lagos São João.