Mais de 2 mil animais foram apreendidos em seis estados.
Quadrilha falsificava anéis de identificação de pássaros.
Uma megaoperação da Polícia Federal em conjunto com o Ibama desmontou um esquema de tráfico de animais que funcionava em seis estados brasileiros.
Entre os pássaros estavam espécies ameaçadas de extinção, como o bicudo, o pintassilgo do nordeste e a arara azul. Foram seis meses de investigação para desmontar o esquema.
Uma quadrilha capturava as aves nas regiões norte e centro-oeste do país, e depois elas recebiam anilhas falsificadas: anéis que são emitidos pelo Ibama e servem para identificar aves nascidas
“Esses criadores têm a necessidade disso, uma vez que não conseguem reprodução em cativeiro, de legalizar essas aves apreendidas utilizando-se de anilhas falsificadas. Então, o interesse era nacional, por essa razão, nós conseguimos detectar esses braços que se estenderam até outros estados”, declara Esmeralda de Oliveira Silva, delegada da Polícia Federal.
Treze pessoas foram presas, mas devem responder em liberdade pelos crimes de formação de quadrilha, captura de aves e falsidade ideológica.
Fonte: Site G1, o Portal da Globo
Nossa Opinião: Biólogo Ambiental Carlos Simas
Nossa Opinião: Parabéns Polícia Federal, parabéns Doutora delegada, Esmeralda de Oliveira Silva. Lei de crimes ambientais neles. (9.605/98)
Se puderem, dêem um pulinho sem avisar, aqui pela região dos Lagos-Rj. Fauna e Flora, antecipadamente agradecem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário