quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Polvos/ A Classe Cephalopoda.

A pedido do nosso amigo e leitor, Laurentino que mora na Bahia, estamos postando hoje, algo interessante sobre os polvos, animais extremamente inteligentes, e que possuem células cerebrais especializadas, parecidas com a dos humanos. A evolução premiou dessa forma, até agora, a classe Cephalopoda, a que pertence esses moluscos marinhos.

Entre os cefalópodes encontram-se os maiores, mais rápidos e mais inteligentes de todos os invertebrados. Podem apresentar tamanho relativamente reduzido, cerca de 2 a 3 cm de comprimento, ou atingir os 16 metros (dos quais 10 correspondem aos tentáculos) ou mesmo mais, das lulas gigantes.

Os cefalópodes primitivos apresentavam concha externa mas actualmente apenas um género a conserva. Os restantes apresentam apenas um vestígio interno, ou perderam-na totalmente.

Aparentemente são um grupo em declínio do ponto de vista evolutivo, consistindo apenas em 660 espécies actuais.

Os cefalópodes (gr. kephale = cabeça + podos = pé) apresentam o pé transformado em tentáculos, oito ou dez, providos de ventosas e que rodeiam a boca. Nos chocos, além dos oito tentáculos vulgares, como nos polvos, existem dois com que capturam as presas, que podem ser projectados com grande rapidez. Nas lulas também existem dois tentáculos especializados na captura de presas mas estes não são retrácteis.

A cabeça destes animais é distinta e apresenta olhos muito eficientes, semelhantes aos dos vertebrados, bem como órgãos dos sentidos químicos e tácteis muito desenvolvidos.

O sistema nervoso é desenvolvido, com maior tendência para a cefalização que os restantes grupos do filo Mollusca. Experiências têm revelado um elevado grau de inteligência nestes animais, considerados os mais evoluídos nesse aspecto nos invertebrados. Os cefalópodes já revelaram ser capazes de resolver problemas e são, inclusivé, capazes de brincar, um comportamento geralmente associado aos mamíferos.

Bico e rádula de lula

Todos são predadores eficientes, possuindo fortes mandíbulas córneas em forma de bico de papagaio e rádula.

O manto delimita a cavidade paleal, onde se localizam as brânquias.

Muitos, como o polvo, não apresentam concha, enquanto outros apresentam concha interna, pouco desenvolvida e achatada (chocos e lulas).

Nautilus

Os únicos cefalópodes actuais que apresentam concha externa pertencem ao género Nautilus. Neste género, a concha é enrolada em espiral e formada por câmaras contíguas, vivendo o animal apenas na última, que é a maior. As amonites eram cefalópodes fósseis que também apresentavam concha externa.

Órgãos internos de uma lula

O sistema circulatório é fechado, ocorrendo toda a circulação sanguínea no interior de vasos. Além do habitual coração dorsal, estes animais apresentam um segundo conjunto de pequenos corações junto das brânquias, o que aumenta grandemente a velocidade de circulação sanguínea nos órgãos respiratórios e, consequentemente, a taxa metabólica.

Os cefalópodes, ao contrário dos restantes moluscos, deslocam-se velozmente, devido a um sistema de propulsão a jacto, usando o seu sifão, facto que não pode ser dissociado do seu eficiente sistema circulatório fechado. Esta situação permite explicar a perda de concha, dado que era necessário libertar o manto desse material rígido para que este pudesse funcionar como bomba de água.

Além de excelentes predadores, são igualmente eficientes na fuga e na camuflagem, devido á sua capacidade de mudar a cor e a textura do seu revestimento, bem como devido à bolsa do ferrado, que produz uma tinta negra que perturba um possível atacante.

Polvo de anéis azuis, com apenas 10 cm de comprimento, pode matar um homem em 15 minutos com a sua picada venenosa

A mudança de cor e mesmo de textura do corpo pode ser extremamente rápida e está intimamente associada ao sistema nervoso dos cefalópodes. A inervação selectiva de células especiais da pele - cromatóforos - origina um padrão de manchas, que ao olho humano resulta em alterações bruscas de pigmentação.

Geralmente a pele do cefalópode é translúcida e apresenta uma camada profunda de células brancas reflectoras, designadas leucóforos. Os cromatóforos localizam-se acima dessa camada e contêm pigmentos amarelos, vermelhos e negros. Outras tonalidades, como o verde e o azul iridiscentes devem-se a outro tipo de célula, os iridóforos.

Cada cromatóforo é controlado por células musculares, por sua vez controladas por nervos ligados directamente ao cérebro. Assim, contraindo ou relaxando essas células musculares, o cefalópode pode variar o tamanho do cromatóforo e a intensidade da cor que este revela à vista desarmada. Cada tipo de cromatóforo é controlado por diferentes nervos, pelo que o animal pode controlar cada pigmento separadamente.

Os cefalópodes têm os sexos separados, a fecundação é interna e formam ovos ricos em vitelo, dos quais emergem jovens por desenvolvimento directo.

O acasalamento é procedido de rituais complexos, geralmente envolvendo brilhantes demonstrações de cor e luz (algumas espécies são bioluminescentes).

Polvos saindo do ovo

Os machos apresentam um braço especializado - hectocótilo - na transferência de um saco de esperma - espermatóforo - para o corpo da fêmea. O hectocótilo é facilmente identificado pois não tem ventosas na extremidade. Após a transferência de esperma o casal separa-se e a fêmea irá, então, fecundar os seus óvulos quando mais lhe convier. Em polvos a fêmea pode armazenar o espermatóforo no interior da cavidade paleal durante dois meses, até encontrar um local adequado para depositar os ovos.

Geralmente existe algum grau de cuidados parentais, especialmente entre os polvos. As fêmeas colocam os ovos numa pequena cova, que guardam durante desde algumas semanas até 8 meses, dependendo da temperatura da água. Não se alimentam durante esse período, morrendo pouco depois que os jovens nascem.

Em lulas é igualmente frequente os progenitores morrerem imediatamente após o acasalamento, deixando os ovos envoltos em finas membranas ancorados no fundo arenosos do oceano.

Fonte; Simbiotica.org

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Revista Veja: má vontade e preconceito conduzem à cegueira.



Posted: 27 Dec 2010 01:59 PM PST

Resposta do ministro Jorge Hage a editorial de balanço da revista Veja:

Brasília, 27 de dezembro de 2010.

Sr. Editor,



Apesar de não surpreender a ninguém que haja acompanhado as edições da sua revista nos últimos anos, o número 52 do ano de 2010, dito de “Balanço dos 8 anos de Lula”, conseguiu superar-se como confirmação final da cegueira a que a má vontade e o preconceito acabam por conduzir.




Qualquer leitor que não tenha desembarcado diretamente de Marte na noite anterior haverá de perguntar-se “de que país a Veja está falando?”. E, se o leitor for um brasileiro e não integrar aquela ínfima minoria de 4% que avalia o Governo Lula como ruim ou péssimo, haverá de enxergar-se um completo idiota, pois pensava que o Governo Lula fora ótimo, bom ou regular. Se isso se aplica a todas as “matérias” e artigos da dita retrospectiva, quero deter-me especialmente às páginas não-numeradas e não-assinadas, sob o título “Fecham-se as cortinas, termina o espetáculo”. Ali, dentre outras raivosas

adjetivações (e sem apontar quaisquer fatos, registre-se), o Governo Lula é apontado como “o mais corrupto da República”.



Será ele o mais corrupto porque foi o primeiro Governo da República que colocou a Polícia Federal no encalço dos corruptos, a ponto de ter suas operações criticadas por expor aquelas pessoas à execração pública? Ou por ser o primeiro que levou até governadores à cadeia, um deles, aliás, objeto de matéria nesta mesma edição de Veja, à página 81? Ou será por ser este o primeiro Governo que fortaleceu a Controladoria-Geral da União e deu-lhe liberdade para investigar as fraudes que ocorriam desde sempre, desbaratando esquemas mafiosos que operavam desde os anos 90, (como as Sanguessugas, os Vampiros, os Gafanhotos, os Gabirus e tantos mais), e, em parceria com a PF e o Ministério Público, propiciar os inquéritos e as ações judiciais que hoje já se contam pelos milhares? Ou por ter indicado para dirigir o Ministério Público Federal o nome escolhido em primeiro lugar pelos membros da categoria, de modo a dispor da mais ampla autonomia de atuação, inclusive contra o próprio Governo, quando fosse o caso? Ou já foram esquecidos os tempos do “Engavetador-Geral da República”?




Ou talvez tenha sido por haver criado um Sistema de Corregedorias que já expulsou do serviço público mais de 2.800 agentes públicos de todos os níveis, incluindo altos funcionários como procuradores federais e auditores fiscais, além de diretores e superintendentes de estatais (como os Correios e a Infraero). Ou talvez este seja o governo mais corrupto por haver aberto as contas públicas a toda a população, no Portal da Transparência, que exibe hoje as despesas realizadas até a noite de ontem, em tal nível de abertura que se tornou referência mundial reconhecida pela ONU, OCDE e demais organismos internacionais.




Poderia estender-me aqui indefinidamente, enumerando os avanços concretos verificados no enfrentamento da corrupção, que é tão antiga no Brasil quanto no resto do mundo, sendo que a diferença que marcou este governo foi o haver passado a investigá-la e revelá-la, ao invés de varrê-la para debaixo do tapete, como sempre se fez por aqui.




Peço a publicação.


Jorge Hage Sobrinho
Ministro-Chefe da Controladoria-Geral da União

Fonte: Blog do Planalto

domingo, 21 de novembro de 2010

Jorge Vercilo Ela une todas as coisas

"Minha História".














Apenas uma, das inúmeras fotos (em palestras) em que participo, quanto ao controle da dengue, (trabalho voluntário), para crianças do ensino fundamental da rede pública de ensino, em minha cidade, Búzios-Rj. Diante da pequenez da minha concepção, acredito que todos os problemas ambientais, ou quase todos, estariam resolvidos, com a conscientização desses jovens, ainda no ensino fundamental.




Pertenço a uma valiosa categoria que combate a dengue, e sofremos muito desde 1988, sendo escravizados, sem carteira assinada, sem nada, muitas das vezes nem salário, que era mínimo, tínhamos.

Passamos um verdadeiro sufoco, mais de uma década, finalmente, e infelizmente, fomos demitidos, em 30 de junho de 1999, pelo então, ministro da saúde Jose Serra, que nem um centavo pagou de indenização trabalhista, a mais de 5.000 trabalhadores, na maior parte, já com idade avançada. Esses trabalhadores, dos quais faço parte, com suas famílias, ficaram desamparados. Como iria então se sustentar? Foi o caos, muitos morreram doentes, outros se suicidaram, alguns foram por revolta, para a marginalidade, muitas famílias foram desfeitas.

Porém, a maioria sobreviveu, lutou em mares bravios da desesperança, mas com força sobrenatural, fez como, acredito nossa presidenta Dilma, durante a ditadura militar, acreditou que dias melhores viriam, e vieram, aí estão.

Durante todo esse tempo de desemprego, não sei como, continuei na luta com companheiros, entrei para faculdade de Biologia no ano de 2000, formei-me em 2004, como Biólogo Ambiental, e vejam só como o destino é bom pra quem acredita nele, pois em 2003, o presidente Lula, ganhou as eleições, e nos reintegrou aos quadros da então FUNASA.

De lá pra cá, temos trabalhado muito, procurando sempre honrar a confiança a nós depositada, apoiamos sempre o presidente Lula, e agora, tivemos o prazer e privilégio de ser "Blogueiro da Dilma", apoiamos de todo nosso ser, nas ruas, no trabalho, e virtualmente, a campanha da nossa presidenta Dilma.

Minha história não acabaria tão cedo; menino paupérrimo, criado em colégio interno, passei muita fome, mas enfim, depois da graduação em Ciências Biológicas, fiz pós-graduação, especializando-me em educação (ensino de ciência e biologia), e agora me encontro no 4º período de Direito, na Universidade Estácio de Sá, Cabo Frio-Rj.

Continuo alegremente, como mata mosquito, cedido à prefeitura de Cabo Frio-Rj (SMS), avançando sempre, e somando em prol da sociedade, com muita dedicação, e trabalho voluntário inclusive, no ramo da saúde pública (educação, conscientização, prevenção, e tratamento).

A vida é assim mesmo; ela sempre sorri, àqueles que conseguem sorrir, diante dos maiores infortúnios, que se lhes apresenta.

Beijos e abraços a todos, estamos juntos!


" O Verdadeiro Amor é Forte, e Vencerá Todas as Provas
"


sábado, 6 de novembro de 2010

Gustavo Lins - Impossível te esquecer

Gustavo Lins - O Grande Amor da Minha Vida ( Música Nova )

O Professor está sempre errado.




O nobre professor Maurício Werner, nos enviou essa matéria, e a publicamos na íntegra. Que após a leitura, possamos refletir, e agir, para melhorar a educação brasileira. Obrigado Prof. Werner.


O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!

Se É jovem, não tem experiência.
Se É velho, está superado.
Se Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Se Tem automóvel, chora de “barriga cheia’.
Se Fala em voz alta, vive gritando.
Se Fala em tom normal, ninguém escuta.
Se Não falta ao colégio, é um ‘caxias’.
Se Precisa faltar, é um ‘turista’.
Se Conversa com os outros professores, está ‘malhando’ os alunos.
Se Não conversa, é um desligado.
Se Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Se Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Se Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Se Não brinca com a turma, é um chato.
Se Chama a atenção, é um grosso.
Se Não chama a atenção, não sabe se impor.
Se A prova é longa, não dá tempo.
Se A prova é curta, tira as chances do aluno.
Se Escreve muito, não explica.
Se Explica muito, o caderno não tem nada.
Se Fala corretamente, ninguém entende.
Se Fala a ‘língua’ do aluno, não tem vocabulário.
Se Exige, é rude.
Se Elogia, é debochado.
Se O aluno é reprovado, é perseguição.
Se O aluno é aprovado, deu ‘mole’.

É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui,
agradeça a ele!

Um dia seremos reconhecidos…

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Acadêmicos dizem que falta conhecimento da obra de Lobato.


Depois de órgão sugerir veto a livro de Monteiro Lobato, academia de letras diz que "formuladores de política" deveriam lê-lo


iG São Paulo | 04/11/2010 19:52


Depois de o Conselho Nacional da Educação (CNE) emitir parecer contra o livro "Caçadas de Pedrinho", de Monteiro Lobato, a Academia Brasileira de Letras (ABL) respondeu nesta quinta que os "professores e formuladores de política educacional deveriam ler a obra e se familiarizar com ela". Eles repudiaram a decisão e disseram que apelarão ao ministro da Educação, Fernando Haddad, para que ela não entre em vigor. Haddad já havia se antecipado na quarta e pedido ao conselho que refizesse o parecer, pois não vetará o livro.

Foto: Divilgação

Para ABL "Caçadas de Pedrinho" faz parte de patrimônio cultural deixado por Monteiro Lobato


O Conselho Nacional de Educação (CNE) emitiu parecer em que afirma que a história tem conteúdo racista principalmente ao tratar de Tia Anastácia.

De acordo com a nota emitida pelos membros da ABL “cabe aos professores orientar os alunos no desenvolvimento de uma leitura crítica. Um bom leitor sabe que tia Anastácia encarna a divindade criadora dentro do Sítio do Picapau Amarelo. Se há quem se refira a ela como ex-escrava e negra, é porque essa era a cor dela e essa era a realidade dos afro-descendentes no Brasil dessa época. Não é um insulto, é a triste constatação de uma vergonhosa realidade histórica”. A ABL sugere ainda que os responsáveis pela educação estimulem uma leitura crítica por parte dos alunos.

Os Acadêmicos afirmam que falta conhecimento da obra por parte dos "professores e formuladores de políticas educacionais". “Então saberiam que esses livros são motivo de orgulho para uma cultura. E que muito poucos personagens de livros infantis pelo mundo afora são dotados da irreverência de Emília ou de sua independência de pensamento.


Raros autores estimulam tanto os leitores a pensar por conta própria quanto Lobato, inclusive para discordar dele. Dispensá-lo sumariamente é um desperdício. A obra de Monteiro Lobato, em sua integridade, faz arte do patrimônio cultural brasileiro e apelamos ao senhor Ministro da Educação no sentido de que se respeite o direito de todo cidadão a esse legado, e que vete a entrada em vigor dessa recomendação.”


Fonte: IG educação.

A evolução no Ensino I.



Inicialmente, desejamos esclarecer que nossa intenção não é ridicularizar ninguém, até porque, nosso idioma é muito difícil mesmo; sobretudo no momento de escrever. Entretanto, para quem chegou ao terceiro grau, à história que publicamos aqui, meus amigos (as) leitores (as), parece até piada, porém infelizmente, não é. Olhem só o nível que chegou a educação neste país.


Um professor universitário, que leciona língua portuguesa, solicitou que seus alunos, de terceiro período, redigissem, a partir de um enunciado, um texto argumentativo, com no mínimo, vinte e cinco linhas, havendo por parte do mestre, a sublime intenção de prepará-los para a prova de final de semestre.


Ao corrigi-los, o docente, ficou estupefato, não acreditava no que estava vendo, pois observe só, as palavras empregadas nos textos, pelos discentes.


· Gravidêz

· Acediou

· Facada deferida

· A janela chamou

· Socôrro

· Alpapou

· Pedesse

· Conciente

· Estupra-lá

· Trancamento da matrícula que ficou grávida

· Compa-hera

· Frente a frete

· Estranheça

· Delito do contraceptivo




Nossa opinião:


Resta-nos uma simples pergunta: Ajuda ao Brasil, formarem-se graduados assim? Se não, o que fazer, devolvê-los (uma multidão) ao ensino fundamental?


Com a palavra, quem de direito.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Por que mais adultos estão colocando aparelho ortodôntico?


terça-feira, 2 de novembro de 2010

A evolução no ensino.


Nosso Blog é assim, você nos envia uma matéria de relevância, e nós a publicamos na íntegra, fornecendo evidentemente os devidos créditos. Essa por exemplo, é mais uma, que nos foi enviada por uma amiga e companheira da FUNASA. Valeu Sandrinha!



É DURO, MAS É A REALIDADE!!!!





Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas
Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes
de iniciar as aulas...



Leiam o relato de uma Professora de Matemática:


Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$
20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais
moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina
registradora, aparentemente sem saber o que fazer.



Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se

convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.

Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela
aparentemente continuava sem entender.

Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi
assim:




1. Ensino de matemática em 1950:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?




3. Ensino de matemática em 1980:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Qual é o lucro?



4. Ensino de matemática em 1990:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00



5. Ensino de matemática em 2000:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO



6. Ensino de matemática em 2009:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00



7. Em 2010 vai ser assim:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
(Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria
social não precisa responder).
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00




E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que

ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora
provocou traumas na criança.





segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Mais uma Vez Legiao Urbana

Obama parabeniza Dilma por "vitória histórica".

01/11/2010 - 17h00


Do UOL Eleições
Em São Paulo
  • Presidente Barack Obama telefonou para Dilma Rousseff para parabenizá-la pela vitória

    Presidente Barack Obama telefonou para Dilma Rousseff para parabenizá-la pela vitória

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou na tarde desta segunda-feira (1º) para a presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, para parabenizá-la pela "vitória histórica" nas eleições deste ano.

Segundo informações divulgadas pela diplomacia norte-americana, Obama elogiou "o povo brasileiro por sua fé e compromisso com a democracia".

O presidente norte-americano também destacou a "excelente" relação entre Brasil e EUA, e demonstrou interesse em aprofundar essa cooperação e explorar novas áreas de colaboração.

A nota indica ainda que Obama disse a Dilma que espera encontrá-la em breve, e deseja que ambos trabalhem de modo conjunto em temas como energia limpa, crescimento global, reconstrução do Haiti, esforços de desenvolvimento colaborativo e "outros temas de importância global".

Nota do Departamento de Estado

O Departamento de Estado dos EUA também emitiu uma nota a respeito das eleições no Brasil. Veja íntegra abaixo:

Parabenizamos a presidente eleita Dilma Rousseff por sua eleição. Também parabenizamos os milhões de brasileiros que exerceram seu direito de votar, tanto no primeiro turno, em 3 de outubro, como no pleito final, dia 31 de outubro. Esse processo eleitoral exemplar mais uma vez ilustrou o respeito brasileiro de longa data pelo governo democrático, pelos direitos civis e pelas liberdades individuais, valores que ambos partilhamos.

Aguardamos a oportunidade de trabalhar com a presidente eleita Dilma Rousseff para aprofundar nossa parceria e fazer avançar objetivos comuns que beneficiarão nossos povos e as Américas.


Nossa opinião:

Na qualidade de cidadão e blogueiro da Dilma, acreditamos ser mais que justo, dedicar a vitória da Dilma nas urnas, à todas as mulheres do Brasil. Quem acompanha nosso trabalho de longa data, sabe do carinho, respeito e reconhecimento, que demonstramos pelo amor, capacidade de administração e gerenciamento que possui as mulheres brasileiras.

É um novo tempo que se inicia para elas em 01 de janeiro de 2011, e certamente trará excelentes frutos, no sentido de que nossa mulher, heroina, saia do statu quo, e alcance sua elevada e justa posição na sociedade brasileira.

Dedico essa magnífica vitória, também, e ,sobretudo, à
minha amada e eterna mãe, Rosa Simas ( in memoriam).
Por hora, ficamos aqui, trabalhado e torcendo, por um novo Brasil, de novas oportunidades, para todos!

Biólogo Ambiental Carlos Simas, de Búzios-Rj.


domingo, 31 de outubro de 2010

Dilma é a primeira mulher presidente do Brasil.







Dilma Rousseff (PT), 62 anos, é a primeira mulher eleita presidente do Brasil. Com mais de 97% dos votos apurados, a candidata petista alcançou alcança 55,84% dos votos válidos e tem 54,32 milhões de votos. O tucano José Serra tem 42,96 milhões, com 44,16%. A apuração está mais atrasada na região Nordeste, onde a petista lidera com folga nas pesquisas de intenção de voto.

Na sexta eleição presidencial direta desde a redemocratização, mais de 135 milhões de brasileiros estavam aptos a votar, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Oito estados, além do Distrito Federal, também votaram para governador em segundo turno: Alagoas, Amapá, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rondônia e Roraima. A abstenção gira em torno de 20,9%.

Perfil

Economista, ligada à área de energia, Dilma foi servidora pública no Rio Grande do Sul, e construiu sua carreira política no PDT, inspirada por Leonel Brizola. Passou a integrar os quadros do Partido dos Trabalhadores somente em 2001. Foi graças a Lula que experimentou uma ascensão na vida política. Primeiro como ministra de Minas e Energia, depois como “gerentona” do presidente, no cargo de ministra-chefe da Casa Civil. (Veja a biografia de Dilma)

Fonte: Yahoo Notícias


Nossa opinião:

Queremos agradecer, na condição de cidadão, e Blogueiro da Dilma, a confiança de mais de 55 milhões de brasileiros, que votaram elegendo Dilma, a primeira mulher brasileira, presidente da república. Desejamos toda sorte à presidenta Dilma, e queremos dizer que tudo faremos, como cidadão, para colaborar, no sentido de que seja, o melhor governo, já eleito no país.


Abraços a todos (as), estamos juntos!

Biólogo Ambiental Carlos Simas, de Búzios-Rj.




sábado, 30 de outubro de 2010

Ibope: Dilma lidera com 56% dos votos válidos.



Tags deste artigo: votos válidos vantagem pesquisa eleições 2010 Brasil presidenta Dilma13 Dilma lidetra Ibope

Do G1Dilmaibope

O Ibope divulgou neste sábado (30) a última pesquisa de intenção de voto para a disputa presidencial antes da votação deste domingo (31). O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo".

Foram realizadas 3.010 entrevistas em 203 municípios neste sábado (30). O número de registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é 37.917/2010.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A seguir, os resultados:

VOTOS VÁLIDOS (excluindo brancos, nulos e indecisos)
Dilma Rousseff (PT): 56%
José Serra (PSDB): 44%

VOTOS TOTAIS
Dilma Rousseff: 52%
José Serra: 40%
Brancos e nulos: 5%
Indecisos: 3%


Nossa Opinião:

O povo brasileiro fará justiça ao governo Lula, que nesses oito anos, provou que é possível governar para todos, e, sobretudo, tratou desigualmente os desiguais. Traduzindo: àqueles que mais sofrem com as desigualdades sociais, devem ser tratados de modo a que melhorem na vida, dando dignidade às suas famílias. Esse é preceito constitucional, elencado no artigo 1º da nossa CRFB/88. Lutamos muito nesses meses, como cidadão, e Blogueiro da Dilma, e agora, em nome dela, e da equipe, queremos agradecer a todos (as), que amanhã, confirmarão seus votos em um novo Brasil, ainda mais justo e fraternal ao seu povo, à mulher brasileira, com Dilma 13, a nossa amada mulher brasileira na presidência. Portanto, amanhã, domingo, 31/10, aperte um, aperte três e confirme! Abraços, bjs, estamos juntos Dilma!@


Biólogo Ambiental Carlos Simas, de Búzios-Rj.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Uma grande amiga, nos enviou essa poesia linda, do Arnaldo Jabour, que publicamos na íntegra para vocês. Muito obrigado Sandrinha!


O Mundo sem Mulheres!
(Arnaldo Jabour)


O cara faz um esforço desgraçado para ficar rico pra quê?

O sujeito quer ficar famoso pra quê?

O indivíduo malha, faz exercícios pra quê?

A verdade é que é a mulher o objetivo do homem.

Tudo que eu quis dizer é que o homem vive em função da mulher.

Vivem e pensam em mulher o dia inteiro, a vida inteira.

Se a mulher não existisse, o mundo não teria ido pra frente.

Homem algum iria fazer alguma coisa na vida para impressionar outro homem, para conquistar sujeito igual a ele, de bigode e tudo.

Um mundo só de homens seria o grande erro da criação.

Já dizia a velha frase que 'atrás de todo homem bem-sucedido existe uma grande mulher'.

O dito está envelhecido. Hoje eu diria que 'na frente de todo homem bem-sucedido existe uma grande mulher'.

É você, mulher, quem impulsiona o mundo.

É você quem tem o poder, e não o homem.

É você quem decide a compra do apartamento, a cor do carro, o filme a ser visto, o local das férias.

Bendita a hora em que você saiu da cozinha e, bem-sucedida, ficou na frente de todos os homens.

E, se você que está lendo isto aqui for um homem, tente imaginar a sua vida sem nenhuma mulher.

Aí na sua casa, onde você trabalha, na rua. Só homens.

Já pensou?

Um casamento sem noiva?

Um mundo sem sogras?

Enfim, um mundo sem metas.

ALGUNS MOTIVOS PELOS QUAIS OS HOMENS GOSTAM TANTO DE MULHERES:

1- O cheirinho delas é sempre gostoso, mesmo que seja só xampu.

2- O jeitinho que elas têm de sempre encontrar o lugarzinho certo em nosso ombro, nosso peito.

3- A facilidade com a qual cabem em nossos braços.

4- O jeito que tem de nos beijar e, de repente, fazer o mundo ficar perfeito.

5- Como são encantadoras quando comem.

6- Elas levam horas para se vestir, mas no final vale a pena.

7- Porque estão sempre quentinhas, mesmo que esteja fazendo trinta graus abaixo de zero lá fora.

8- Como sempre ficam bonitas, mesmo de jeans com camiseta e rabo-de-cavalo.

9- Aquele jeitinho sutil de pedir um elogio.

10- O modo que tem de sempre encontrar a nossa mão.

11- O brilho nos olhos quando sorriem.

12- O jeito que tem de dizer 'Não vamos brigar mais, não..'

13- A ternura com que nos beijam quando lhes fazemos uma delicadeza.

14- O modo de nos beijarem quando dizemos 'eu te amo'.

15- Pensando bem, só o modo de nos beijarem já basta.

16- O modo que têm de se atirar em nossos braços quando choram.

17- O fato de nos darem um tapa achando que vai doer.

18- O jeitinho de dizerem 'estou com saudades'.

19- As saudades que sentimos delas.

20- A maneira que suas lágrimas tem de nos fazer querer mudar o mundo para que mais nada lhes cause dor.


Isso NÃO é uma corrente, apenas mande para todas as mulheres de sua lista, para elas perceberem o quanto são importantes, e para os homens, para que eles lembrem o quanto as mulheres são essenciais!!!



Nossa opinião: Compartilho integralmente da opinião do Jabour, e me atrevo, em que pese a excelência poética, indiscutível do autor, acrescentar que nós homens ,morremos pelo grande amor, à mulher da nossa vida. Cuide bem, você que tem!

Agora, por falar na suprema importância da mulher, dia 31/10, próximo domingo, escolha o melhor para o país, vote DILMA 13, a primeira mulher presidente do Brasil, ela é mulher, mãe, avó, participou até aqui de todo avanço, para o nosso povo , e, portanto, está melhor preparada para continuar cuidando bem da nossa gente. Por tudo isso e muito mais, homenageamos todas as mulheres, com a eleição da Dilma. Dia 31, inverta 31, é 13, é Dilma, vamos juntos prá vitória Brasil!