Foto gentilmente cedida por um amigo do Paraná que sofreu acidente, em sua residência, nesta madrugada, enquanto dormia.
(Loxosceles sp)
Prezado Dr: fui picado por uma aranha com características de aranha marrom mas o médico não soube identificar pesquisei sobre o assunto e li seu artigo no site por favor se puder me dar alguma resposta estou enviando algumas fotos.obs fui picado no dia de hoje ás 1 hora da madrugada fui ao hospital e fiz o soro antiloxoscélico e capturei a aranha que estou mandando a foto.obrigado peço sua resposta urgente.estou preocupado porque encontro frequentemante este tipo de aranha na minha casa.obrigado.
Mazocch/Paraná.
O post de hoje é de suma importância em nossa região (dos lagos/Rj), e em todo Brasil, já que ocorrem diariamente vários acidentes envolvendo Aranhas Marrons. Portanto, é comum e natural, até por falta de informações, que os pais, ou responsáveis, principalmente por crianças acidentadas, inicialmente, entrem em desespero.
Felizmente, na sua maioria, são acidentes leves (inoculação de pouco veneno), criando pequenos inchaços e dores localizadas, que nem chegam ser notificados, à autoridade em saúde do município. Os hospitais da região tem capacitado equipes de saúde, quanto ao tema.
Aranhas Marrons são aranhas muito pequenas, não passando de quatro cm de envergadura, vivem em ambientes escuros e secos onde fazem teias irregulares, muito parecidas com fiapos de algodão, onde capturam seu alimento que é composto basicamente por insetos (moscas, besouros, baratas, etc).
Na natureza, as aranhas marrons são encontradas sob cascas de árvores, debaixo de pedras e dentro de grutas. Nas cidades, esses animais proliferam dentro das residências humanas, onde fazem teias atrás de móveis; quadros; pilhas de madeira e material de construção. São aranhas muito tímidas e de hábitos noturnos e os acidentes ocorrem quando são comprimidas contra o corpo dentro de roupas, toalhas, roupas de cama etc.
Seu veneno é extremamente tóxico para o organismo humano e o local da picada apresenta bolhas; inchaço; aumento de temperatura e lesões hemorrágicas; com ou sem dor em queimação. A ausência de dor faz com que o acidentado demore a procurar socorro médico, o que pode complicar o tratamento. Após alguns dias a área da picada apresenta necrose que deixa uma úlcera de difícil cicatrização.
Imagem da Lesão
Outras alterações que podem aparecer no acidente por aranhas marrons são: febre alta nas primeiras 24 horas, dor de cabeça; coceira generalizada; dor muscular; náuseas; vômitos; visão turva; diarréia; sonolência; irritabilidade e, nos casos graves, coma. Em certo número de acidentes podem ocorrer complicações devido à ação do veneno sobre as células do sangue, ocasionando anemia, equimoses e urina com sangue o que pode levar a insuficiência renal aguda e óbitos. Curiosidades: O predador natural da aranha marrom é a lagartixa de parede (Hemidactylus mobuia), encontrada andando por paredes e tetos das casas.
Porém, a lagartixa vem sendo dizimada com o avanço urbano e, por desconhecimento, muitas pessoas as matam sem saber que são inofensivas e benéficas. Por isso o grande número de casos de acidentes com aranha marrom que,
sem predadores, se reproduz descontroladamente.
(Hemidactylus mobuia)
Predador natural da Aranha Marrom
Predador natural da Aranha Marrom
MAS, ATENÇÃO: NEM TODA ARANHA QUE VIVE EM NOSSAS CASAS OU QUE TENHA COLORIDO MARROM CAUSA ESSE QUADRO. A MAIORIA DAS ARANHAS "CASEIRAS" NÃO É DE ANIMAIS PERIGOSOS.
Fontes: UFRJ, UFF, USP, IVB, MS, FUNASA, ABCVP.
Fontes: UFRJ, UFF, USP, IVB, MS, FUNASA, ABCVP.
Carlos Simas
Biólogo Ambiental
Especialista em Meio Ambiente, Controle de Vetores e Pragas Urbanas.
Professor Pós-Graduado Ensino Ciências e Biologia
Biólogo Ambiental
Especialista em Meio Ambiente, Controle de Vetores e Pragas Urbanas.
Professor Pós-Graduado Ensino Ciências e Biologia
Gostaria de enviar uma foto de aranhas q costumam aparecer na minha casa...entre elas muitas aparições das marrons....só não sei se é desta que tanto falam referente ao veneno....como posso enviar uma foto pra tirar minhas dúvidas???
ResponderExcluirInicialmente, muito obrigado pelo comentário Eliana. Quanto a aranhas marrons, elas são muito comuns em todo Brasil e se você levar pessoalmente um espécime na secretaria de saúde da cidade em mora, ela identificará gratuitamente para você. Já em foto por e-mail, só é possivel a identificação se a foto for de ótima resolução, o que quase nunca ocorre, por diversos motivos. Entretanto se desejar, sem compromisso nos enviar a foto que possui, nosso e-mail é: biocarlossimas@gmail.com. Mais uma vez obrigado e abraço.
ResponderExcluirBiólogo Carlos Simas de Búzios-Rj
essa porcaria de aranha me picou..no inicio parecia uma espinha e eu mediquei com antibiotico fraco e anti inflamatorio fraco..apos 9 dias tive que fazer uma debridaçao pois meu dedo estava necrosado..bixinho lazarento q estava debaixo d euma telha no meu trabalho....
ResponderExcluirvou começar a criar lagartixas pq esse bixinho é do capeta!
Olha, aparece com uma coisa que primeiro parecia espinha no pescoço. Eu tinha feito a barba. Depois ficou maior e mais inchado. Poderia ser até pelo encravado. Final de ano, faculdade pegando muito stress. Tenho me alimentado mal. Me senti enjoado, tive náuseas. Começou a criar bolhas brancas, vesículas. Fui no médico. O médico não soube dizer se era herpes ou picada de aranha. Disse que não poderia me dar pomada com corticóide, pois se fosse herpes seria muito prejudicial. Pediu pra eu circular com uma caneta e notar se aumentaria. Não aumentou. O médico disse que achava não ser herpes, pois eu sentiria dor. E eu, na ocasião não sentia nada, apenas um desconforto. Tinha 2cm por 1,2 o ferimento. Reclamei com minha namorada que parecia que era uma queimadura, até brinquei que iria passar pasta de dente para "refrescar". Ela faz medicina e constatou que eu estava com um gânglio inflamado, pois havia um nódulozinho. Meu sistema de defesa tava dando sinal. É uma dorzinha fraca, mas constante de queimadura. Certo dia acordei e as vesículas haviam estourado. Agora há uma casca escura no centro. Mas não é duro como casca. Não aumentou aparentemente o tamanho da lesão.
ResponderExcluirFui cedo ao médico, logo que apareceu a erupção da pele. Pode não ser casca, mas necrose? Pode o médico ter confundido o aspecto da lesão com herpes?
12/11 - fiz a barba e notei a lesão. Picada de mosquito, espinha?
ResponderExcluir13/11 - lesão pouco maior, como eu fiz a barba poderia ser vários pêlos encravados. Sentia enjoo.
15/11 - Não doia, havia desconforto na região. Pessoas olhavam e dizam: "isso é cobreiro"
16/11 - Fui no médico! Ele não descartou ser picada de aranha, mas disse que poderia ser herpes. haviam elevações na pele com aspecto de pequenas bolhas brancas.
17/11 - reclamei de sensação de queimadura no local, brinquei que passaria pasta de dente para refrescar. Parece que o local foi cauterizado.
18/11 - Acordei e algumas "bolhas" haviam estourado (talvez tenha coçado dormindo). Ficaram os buraquinhos. Pareceu que em cada formou uma casquinha.
19/11 - Todas as "bolhas" estouraram, as casquinhas se unificaram, agora há uma casca central. O machucado não tá tão elevado, mas a pele ao redor está bem vermelha. O ferimento não aumentou de extensão.
E então professor, pode me ajudar?
Maurício, como existem muitos sintomas parecidos para várias doenças, seria uma temeridade dizer o que você tem, com tão poucos elementos. No entanto, dependendo do tempo do aparecimento dos sintomas, que condizem com picada de Loxosceles sp, você já terá desenvolvido anticorpos para a doença, se for o caso. Dessa forma, meu amigo, lhe aconselho procurar urgente um especialista em doença tropical, que poderá fazer o diagnóstico correto e tratamento adequado. Vai dar tudo certo. Abraço.
ResponderExcluirOlá, enviei para seu email umas fotos de uma aranha, que parece uma aranha marron, gostaria muito que vc a identificasse. Obrigada. Bruna.
ResponderExcluirBruna, obrigado pelo carinho e confiança em meu trabalho, porém quanto a identificação por fotografia, vale a resposta que forneci à Eliana.
ResponderExcluirÉ muito difícil a correta identificação por imagem, em virtude de estruturas muito semelhantes que podem indicar espécies familiares.
Abração!